quarta-feira, 25 de maio de 2011

Conselho do Rotaract

 No dia 20 de maio, cerca de 350 rotaractianos votaram em recomendações de propostas para o Conselho Diretor do RI, como aumento do limite da idade para associação, cobrança de cotas ao RI e mudança no nome e emblema do programa.

O primeiro Conselho do Rotaract, elaborado com base no Conselho de Legislação, permitiu aos rotaractianos darem sugestões para aprimorar o programa.

“Foi um evento histórico”, disse o rotariano e presidente do Conselho, William Duane Benton. “Os rotaractianos foram muito participativos e levaram muito a sério os debates."

Os rotaractianos aprovaram 7 de 15 propostas enviadas por clubes de todo o mundo. As resoluções serão analisadas pela Comissão Rotaract-Interact de 2011-12 e, então, encaminhadas ao Conselho Diretor do RI para sua reunião de setembro.

O Conselho aprovou uma recomendação para aumentar a idade limite de 30 para 35 anos. Os clubes que enviaram a proposta explicaram que o aumento da idade máxima contribuiria para que os rotaractianos tivessem mais tempo de se estabelecer profissionalmente, facilitando a transição para se tornarem associados de Rotary Clubs. Os oponentes disseram que isso prolongaria tal transição.

Um rotaractiano disse que, aos 35, ele teria dificuldade de se relacionar com associados de 18 a 19 anos de idade.

O Conselho do Rotaract:
- Rejeitou uma proposta que pedia aos associados para pagarem cotas ao distrito e ao RI. Os proponentes acharam que a medida ajudaria a patrocinar programas e preparar os rotaractianos para suas obrigações financeiras como rotarianos. Os oponentes disseram que as taxas de Rotaract Clubs já são suficientes e que custos adicionais poderiam afastar associados potenciais;

- Aprovou uma resolução para dar aos presidentes e dirigentes de clube a oportunidade de participar de treinamentos distritais;
- Rejeitou uma proposta para mudar o emblema do Rotaract. Os proponentes disseram que a modernização do emblema tornaria o programa mais relevante a gerações mais novas. Os oponentes acharam que a mudança seria cara e atrapalharia o reconhecimento da marca. O grupo também rejeitou uma proposta para mudar o nome do programa.
“Este Conselho só veio a ajudar o Rotaract a seguir o rumo certo”, disse Andrea Tirone, integrante da Comissão Rotaract-Interact. “Estamos tendo a oportunidade única de expressar nossas opiniões sobre questões que nos afetam diretamente."

Por Ryan Hyland
Notícias do Rotary International -- 23 de maio de 2011
http://www.rotary.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário