terça-feira, 27 de julho de 2010

ROTARY CLUB DE SANTOS SE TORNA O PRIMEIRO CLUBE NO MUNDO A COMPENSAR OS GASES DE EFEITO ESTUFA GERADOS EM SEUS PROJETOS E REUNIÕES - Carbon Offset Rotary Club‏

O desenvolvimento e a implementação de estratégias de baixo carbono começam com a quantificação de suas emissões ou, em termos técnicos, com a realização de um inventário de suas emissões de gases de efeito estufa. Esta palestra mostrará como este inventário é realizado e que benefícios ele pode trazer, com base em um caso ilustrativo.

O aquecimento global é resultado do aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera em escala mundial ao longo de vários anos. A existência desse fenômeno é confirmada por relatórios científicos do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) escritos por mais de 600 climatologistas de diversas nações e validados pelos governos de todos os países.

Hoje, está comprovado internacionalmente que as causas do aquecimento global são essencialmente imputáveis à atividade humana e, em particular, às suas emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE).
Alinhados com o combate ao aquecimento global, o Rotary Club Santos em parceria com a EcoAct Brasil realizarão os inventários das emissões dos gases do efeito estufa das reuniões e eventos promovidos pelo Club, como também, a identificação de formas de redução e a respectiva compensação. Acreditamos que esta iniciativa irá disseminar entre rotarianos e comunidade a importância de nos unirmos e agirmos para melhoria da qualidade de vida em nosso planeta.

A EcoAct é uma das empresas líderes européias na implementação de estratégias de baixo carbono. Fundada em 2005, a consultoria franco-brasileira, com escritórios em Paris e São Paulo, se especializou no combate ao aquecimento global desenvolvendo estratégias de baixo carbono.

A consultoria acompanha as organizações nos processos de implantação de ações para identificar o volume dos GEE gerados, reduzir as emissões e identificar a melhor forma de compensação como parte de uma política global de responsabilidade socioambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário